terça-feira, 21 de agosto de 2012

E se tivesse a oportunidade de mudar seu destino, você o faria?


Assisti ao filme Valente e realmente adorei, que animação mais cativante. Além de proporcionar boas risadas, traz uma mensagem bem legal. Ele frisa principalmente dois pontos: a importância das relações familiares e como você pode mudar seu destino.

O filme conta a história da princesa Merida que não quer saber da vida de realeza e não gosta nem de pensar em ser apenas mais uma esposa para o filho de algum lorde, indo contra as tradições e os costumes, contrariando principalmente sua mãe. As duas acabam brigando e a partir desse ponto se desenrola a história. A lição clara no final é da importância de saber reconhecer os próprios erros, e principalmente de saber ouvir.

E esse ponto pega bastante a maioria das pessoas, não é mesmo? Temos o grande defeito de não saber ouvir, e quando ouvimos, já fazemos isso cheio de escudos e defesas, com respostas prontas e pouco interesse em compreender.  Quem admite? Quem pede desculpas quando erra? A maioria simplesmente ignora e segue em frente. Mas a verdade é que são atitudes como essas que enfraquecem nossos relacionamentos, querer ter sempre razão.  Queremos ser compreendidos sem ter que entender nada, nem ninguém. Queremos estar sempre certos e que todos os nossos desejos sejam atendidos. No entanto, devemos procurar estar mais abertos, ouvir mais, conhecer, entender e acima de tudo respeitar mais, relacionamentos são baseados nisso, esses são pontos fundamentais, sem eles não tem como ter uma relação saudável.

O filme me deixou com uma imensa saudade de casa e principalmente da minha mãe. Quando não se pode estar perto o tempo todo percebemos como a presença é importante, como pequenos momentos fazem toda a diferença. Ela sempre foi meu exemplo, e ficar longe só me faz admirá-la cada vez mais. Então por favor, você que tem a chance de estar perto da sua mãe e sua família todos os dias, aproveite. Você não imagina a sorte que tem.

Sobre o outro ponto, a mensagem é bem objetiva: Você é quem faz seu destino. Você tem a chance de mudá-lo todos os dias, todos os momentos. Mas você tem coragem pra fazer isso? Na maioria das vezes as pessoas vivem o conveniente, o comum, e reclamam da sorte, mas sejamos sinceros agora, o que você tem feito pra mudar sua vida? Não devemos abaixar a cabeça, aceitar todas as regras e seguir um caminho pré-moldado. Se você não acredita, se não concorda, se não está feliz, mude. Lute pelo que você quer, faça sua história valer a pena ao invés de ficar procurando desculpas ou ainda pessoas e situações para colocar a culpa. Lembre-se de que somente o que está morto não muda.



2 comentários:

  1. Arrasou ... Simplesmente perfeito!!! Nem a sinopse do filme ficou com tamanha perfeição!!! Fabuloso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Josué, fico imensamente feliz que tenha gostado. :)

      Excluir